O Joomla 3.7 está à porta (e o Joomla 4.0 ao virar da esquina)

O Projecto Joomla acaba de lançar a Versão Candidata 1 do Joomla 3.7, mas as atenções estão já todas focadas no Joomla 4.0.

O Joomla 3.7 está na recta final para o lançamento da versão estável que está previsto para o próximo dia 25 de Abril. E este será o princípio do fim da série 3.x do Joomla.

Depois desta nova versão, o Joomla 3.8 deve sair nos três meses seguintes - isto é, lá por alturas do Verão, prevendo-se que com ele se finalize o novo sistema de routing.

O Joomla 3.9 deverá ser lançado em simultâneo com o Joomla 4.0 - ou é isso que está previsto, nesta altura. O planeamento também inclui backports de API para garantir uma migração tranquila entre as duas grandes séries do Content Management System.

As baterias das equipas de programação do Projecto Joomla estão assim, já concentradas na série 4 deste Sistema de Gestão de Conteúdos.

As novidades do Joomla 3.7

Para já, os utilizadores do Joomla são convidados a testarem a Versão Candidata 1 do Joomla 3.7 - mas atenção, esta versão só deve ser usada em sites de teste.

O objectivo é melhorar a versão estável a lançar até ao fim do mês, nomeadamente, detectando e solucionando bugs e descobrindo e resolvendo falhas de segurança.

Ora atenta nas grandes novidades que o Joomla 3.7 acarreta:

  • Campos Personalizados: adicionar até 16 tipos diferentes Custom Fields a artigos, registos de utilizadores e contactos.
  • Componente de Associações Multilingue: tradução fácil de conteúdo a partir de interface.
  • Melhorias no fluxo de trabalho: criar a categoria, o artigo e o item de menu num só passo.
  • Router melhorado: URL´s mais "limpas", o que beneficia a colocação em termos de SEO.
  • Gestor de Menu de Administração: gerir menu de administração como o front-end e definir aparência diferente para grupos de utilizadores.
  • Novas funcionalidades no TinyMCE: adicionar directamente links de menu, contactos e newsfeeds a artigos e módulos.
  • Facilidades na Manutenção de Extensões: bloquear administradores para evitar desinstalação acidental de extensões importantes.

Toca agora a deitar mãos à obra para contribuir para a missão de aperfeiçoar o Joomla 3.7 - é um bem que fazemos a todos nós da comunidade Joomla.

Copyright © 2020 JoomlaPT! Comunidade Joomla Portuguesa. Todos os Direitos Reservados. Joomla! é um software livre sob licença GNU/GPL.

Pesquisar