Em junho de 2009 o projeto Joomla entrou em fase de reorganização de molde a fazer face aos desafios futuros.
Foi efetuada uma reestruturação da orgânica funcional do projeto, deixando de existir o Corte Team bem como outras equipas. Passam a existir dois grandes grupos: Produção e Comunidade.
Nestes dois grupos de trabalho estão integrados todas as atuais equipas, como a equipa JED, a de internacionalização, etc.
Cada grupo possui uma equipa de liderança própria que por sua vez constituem em conjunto a equipa de liderança geral. Que motivos existem para estas alterações?
Motivos e vantagens
Considerou-se que se podia agrupar as equipas de trabalho em duas grandes áreas: Produção e Comunidade. Estas são duas metades do projeto que se complementam mas que possuem elementos bem diferenciados. No entanto dentro de cada um destes grupos encontramos elementos que fazem parte de mais de uma equipa especializada ou que até alteram funções temporariamente.
Por outro lado a criação de equipas responsáveis, em vez de elementos individuais, permite maior segurança nas decisões bem como co-responsabilização. O projeto deixa de estar dependente das contingências da vida pessoal dos responsáveis, contando com uma equipa que distribui ente si as tarefas.
Os utilizadores estarão também mais à vontade para colaborarem dentro de dois universos gerais de competências: programação e colaboração em conteúdo.
Em complemento continuará a existir o conselho OSM, encarregue das questões formais e comerciais.
Assim este modelo permite:
- Maior fluidez dos papéis a desempenhar pelos elementos na liderança do projeto
- Facilita a sua substituição mesmo que temporária
- Permite maior informalidade e trabalho conjunto.
- Maior abertura na divulgação de informações
- Maior identificação dos indivíduos com as componentes do projeto
Representação gráfica
Para saber mais e também para se associar aos novos grupos online agora criados consulte a página Joomla Project Leadership.