6 anos de Joomla

1 de Setembro de 2005: nasce o Joomla!

(termo Swailli para "Todos Juntos")

JoomlaA 1 de Setembro de 2005 foi lançado o site www.joomla.org para enquadramento da produção de um CMS (Gestor de conteúdos web) que seria gratuito, de código aberto e assente no trabalho de comunidade.

A sua origem residiu num processo de cisão de grande parte dos programadores e membros da comunidade Mambo, software esse que rapidamente foi suplantado pelo Joomla!

 

História da versões do software:

  • A 22 de Setembro de 2005 foi lançado o Joomla 1.0 que era basicamente uma evolução do Mambo e que recebeu inúmeras alterações que o tornaram um sistema totalmente distinto.
  • A versão atual do software Joomla (versão 1.5.0 estável) foi lançada a 21 Janeiro de 2008 (atualmente na versão 1.5.23).
  • Paralelamente desenvolveu-se (com as versões 1.6 e 1.7) um caminho para a futura versão, que será a 2.5 a publicar em janeiro 2012

Joomla!Nestes seis anos o mundo dos webmasters viu nascer não só uma marca e um software mas também uma comunidade vibrante, que tem hoje um conjunto de sites centrais e está apoiada em comunidades nacionais e regionais por tido o mundo. E tudo isto dentro do espírito Open Source (Código aberto) e no trabalho de voluntários!

O Joomla! é hoje o software de eleição para a criação de sites dinâmicos, desde o site pessoal ao site institucional ou empresarial. Baseando-se numa estrutura base ampliada por extensões independentes que lhe ampliam as funcionalidades e ainda em temas visualmente apelativos!

Joomla! na Web

Para a História, no dia 1 de Setembro a primeiro pesquisa registada no Google permitiu encontrar 9 ocorrências, naturalmente nenhuma delas ligada ao CMS Joomla:

5 anos depois, a mesma pesquisa no Google, mostrava "Cerca de 66.000.000 resultados" (ver artigo de há um ano). Ao sexto ano a mesma pesquisa mostra um crescimento significativo com "Cerca de 238.000.000 resultados", representando a presença significativa do Joomla na web  ( pesquisa no Google em português: 16:00 de 1 de Setembro de 2011).

Naturalmente o número de sites criados em Joomla é incomensuravelmente maior

 

Os principais sites de apoio ao Joomla!

 

Copyright © 2020 JoomlaPT! Comunidade Joomla Portuguesa. Todos os Direitos Reservados. Joomla! é um software livre sob licença GNU/GPL.

Pesquisar