Nascimento do Joomla!

O Joomla teve a sua génese em 2006 num processo de separação entre a equipa de programadores do CMS Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo.

A separação ocorreu porque a empresa Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação, a Mambo Foundation, onde os programadores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Os programadores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores e do código já criado, não aceitaram a alteração e criaram um projeto independente.

Veja a primeira pesquisa no Google sobre Joomla momentos antes de ser divulgado o nome!

Certificado de nascimento

Numa pesquisa web o termo estava quase ausente:

Primeira pesquisa por Joomla!

A partir daí o Joomla teve um desenvolvimento independente, criando novas versões com funcionalidades acrescidas e que lhe permitiram ultrapassar o software de partida, quer em qualidade quer em dinâmica do projeto.

 

Uma simples pesquisa sobre Joomla revela um número elevado de resultados, marca da dimensão e impacto na web

Data de pesquisa: 1 Setembro 2010

 

Uma pesquisa mais atual mostra que o crescimento é exponencial!

Data de pesquisa: 1 Fevereiro 2012

 

O site oficial: www.joomla.org

 

Assim nasceu o Projeto Joomla. A sua primeira proodução foi o Joomla 1.0, também open source, criado a partir do código fonte do Mambo 4.5.2.

 

Saiba mais sobre as versões Joomla:

 

Copyright © 2020 JoomlaPT! Comunidade Joomla Portuguesa. Todos os Direitos Reservados. Joomla! é um software livre sob licença GNU/GPL.

Pesquisar