Novo em Joomla?

Com o Joomla poderá criar sítios web e desenvolver os seus projetos web. O Joomla é uma solução de código aberto e pode adaptar-se a todas as suas necessidades. Sendo um programa de servidor, não tem um ficheiro executável. No início comece por instalar no seu computador com um simulador de servidor. O Joomla é gratuito bem como grande parte dos extras. Base disto tudo é um trabalho de comunidade no qual queremos também contar consigo!

 Siga os nossos conselhos e terá uma experiência agradável

O Joomla é uma aplicação web para ser executada em servidor. A sua estrutura base permite criar um sítio completo e efetuar a sua publicação na Internet já que lhe permite criar artigos com texto e imagem, menus de acesso, organizar em categorias de informação, receber contactos dos visitantes através de formulários, disponibilizar contactos aos clientes, publicar sinais RSS do sítio ou de uma só categoria, etc.

  • O software é composto por um conjunto de ficheiros que é colocado num diretório de servidor ao qual se acede através de um domínio ou subdomínio. Não existe um executável!
  • A informação (artigos, menus, categorias, ligações, etc) é guardada numa base de dados no mesmo servidor.
  • Os conteúdos são organizados em categorias de artigos, contactos, sítios favoritos, galerias de fotos, etc.
  • O aspeto visual do sítio é controlado por modelos visuais que podem ser adicionados ou removidos sem afetar a informação.
  • As funcionalidades avançadas do Joomla são desempenhadas por extensões (componentes, módulos ou plugins) que permitem efetuar e gerir inúmeras informações. Por exemplo uma extensão de fotografias para criar uma galeria de fotos dentro ou fora de um artigo.

 

Ajudas à medida?

Não somos uma empresa que lhe fornece uma solução pronta e adequada ao seu projeto. Somos um grupo de utilizadores que o podem apoiar gratuitamente no seu processo de aprendizagem e produção. Este sítio reúne um conjunto de apoios criados em colaboração de utilizadores.

Aqui encontra áreas para:

  • Download do software e das traduções,
  • Download de Guias de utilização ou eLivros
  • Fórum para ajudas entre utilizadores (veja ainda os tutoriais nas FAQ)

Caso necessite de soluções rápidas ou não tenha disponibilidade para aprender e fazer por si próprio, terá de contratar os serviços de uma empresa de produção web em Joomla. Não se esqueça que o Joomla é uma solução de código aberto. Ao contratar um serviço de produção web exija que seja criado em Joomla e que as restantes extensões implementadas sejam igualmente com a licença GPL. Assim poderá manter o controlo futuro da solução tecnológica a implementar, não ficando dependente do fornecedor atual.

 

Vamos a isto? O que fazer:

  1. Ler um guia para iniciantes em Joomla
  2. Download do Joomla em Português
  3. Instalar o Joomla no seu computador (servidor local)
  4. Criar um sítio local para testar, ensaiar, aprender
  5. Criar um sítio local final
  6. Publicar na web

Ao longo de todas as fases ir aprendendo e colaborando com os outros utilizadores. Tenha calma e não queira dar o passo maior que a perna!

 

Processo de produção para iniciantes:

Instalar o Joomla no seu computador com um simulador de servidor web gratuito. O acesso faz-se através de um endereço local no browser.

  • Criar um sítio para testes de funcionalidades e onde poderá treinar e conhecer as funcionalidades do Joomla. Aqui instalará e testará todas os adicionais ao Joomla (modelos, extensões)
  • Quando já se sentir confiante, criar um novo sítio local que se destinará apenas ao seu futuro sítio. Aí não fará testes, instalará apenas o que pretende utilizar e criará todos os conteúdos.
  • Ao terminar, publicar o seu sítio na web, necessitando (só então) de um alojamento e domínio onde colocar o sítio ao público. Isto será feito com uma cópia do seu sítio local.

 

Download do Joomla em Português

Depois de instalar pode descarregar o idioma português diretamente na administração do Joomla

 

Por onde começar?

 

Copyright © 2020 JoomlaPT! Comunidade Joomla Portuguesa. Todos os Direitos Reservados. Joomla! é um software livre sob licença GNU/GPL.

Pesquisar