O que é Joomla ?

Joomla Logo

Joomla! (pronuncia-se djumla) é uma plataforma ou CMS (Content Management System) que permite a criação e gestão de sítios web dinâmicos. Criado em 2006, o Joomla! tornou-se o CMS em maior expansão sendo provavelmente o CMS mais procurado, com a maior comunidade e mais recursos disponíveis.

A grande vantagem do Joomla é a diversidade de extensões disponíveis e criadas por inúmeros programadores e distribuídos de forma gratuita ou comercial mas sempre sob a norma do código aberto. Componentes, módulos e plugins são atualizados constantemente e possuem grande valia para criadores web interessados num site bem elaborado pois adicionam funcionalidades específicas permitindo adequar-se às necessidades dos clientes. O aspeto visual do sítio é controlado por modelos gráficos que permitem uma configuração ao gosto do seu cliente.

 

O Joomla

O Joomla é um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.0.13 e Joomla .1.5. Instalar o Joomla é relativamente simples e requer apenas conhecimentos básicos de informática, sem necessidade conhecer nenhuma linguagem de programação. Com um servidor de internet e uma base de dados, é possível obter um site completo, sem erros e seguro. 

É desenvolvido em PHP e funciona em servidores web Apache ou IIS. Tem suporte a vários tipo de bases de dados como MySQL ou Azure, sendo possível adicionar outros tipos de bases de dados

 

A estrutura institucional

O Joomla é uma plataforma para aplicação web, com licença openSource GPL e assente numa comunidade de utilizadores e programadores.
Em termos legais é suportado pela associação: OpenSourceMatters

 

As comunidades

Assente no trabalho colaborativo de um conjunto de comunidades, o Joomla! possui para além da comunidade de programadores a nível mundial, um conjunto de comunidades locais que contribuem para a localização e desenvolvimento do Joomla! que obedecem a determinadas normas no sentido de se constituírem como parceiros oficiais de tradução.

 

Vantagens de utilizar o Joomla!

Entre os vários CMS disponíveis na web, o Joomla!, tornou-se um dos mais populares, com uma comunidade atuante em constante crescimento. Está fora do âmbito deste artigo apresentar argumentos para adoção do Joomla!, mas podemos enumerar alguns muito importantes:

  • É um software livre e não haverá alterações de modelo de distribuição (isto é, vai continuar disponível gratuitamente);
  • Existem vários milhares de módulos e componentes disponíveis para adicionar funcionalidades extra;
  • A popularidade do Joomla! cresce rapidamente bem como a sua comunidade de utilizadores;
  • A equipa responsável Joomla!, está fortemente envolvida no projeto e está disposta a modernizar o software continuamente;
  • É um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização;
  • Foi escrito com PHP um dos softwares open source mais populares da Internet.

O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, prova disto são os prémios recebidos além de possuir uma comunidade ativa, que está sempre a desenvolver inovações.

Copyright © 2020 JoomlaPT! Comunidade Joomla Portuguesa. Todos os Direitos Reservados. Joomla! é um software livre sob licença GNU/GPL.

Pesquisar